sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Balanço da semana

Os compromissos profissionais não me fizeram ausente de Joinville esta semana. O que foi bom. Tanto pessoal quanto politicamente. Disse uma palestra aos alunos do Grupo Anhanguera e impressionou-me o nível de informação política da turma. Ouvi muitas opiniões. Senti um pouco de frustração quanto ao desempenho da administração municipal depois de 10 meses de governo. Tentei explicar que a burocracia do aparato legal e fiscalizador impõe ao gestor público o cumprimento de prazos que não existem na iniciativa privada.

A solução de muitos para problemas que afligem nossa Joinville exige também o concurso do governo estadual e federal. E isso exige ações de coordenação e articulação política competente e permanente. Por enquanto, a verdade é que há um fosso largo entre o que a população está constatando e suas expectativas. Há que ser feito alguma coisa para melhorar a interlocução e a comunicação com a comunidade.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Responsabilidade de todos nós

Foi muito bom o debate que o PDT realizou sobre áreas de risco em Joinville. Alvir Antônio Schneider, gerente da Defesa Civil , apresentou a situação da cidade após as cheias de novembro do ano passado. Mostrou que a limpeza de 140 quilômetros de valetas, córregos e riachos evitou a repetição dos alagamentos neste longo período chuvoso dos últimos meses. Advertiu, porém, que este trabalho deve ser repetido a cada seis meses para que a situação perdure.
Já o engenheiro Gert Fischer explanou sobre o imenso passivo ambiental construído ao longo dos anos que estão a exigir políticas e legislação clara. Algumas medidas, como o aproveitamento dos resíduos da construção civil na pavimentação de ruas, são de eficácia comprovada e seu emprego depende apenas de vontade política.
É tempo de avançar e fazer. O PDT fará sua parte. Nas próximas mateadas que realizaremos no bairros vamos levar nossos engenheiros e técnicos e oferecer assistência voluntária a quem for construir ou reformar residências.
O debate aconteceu na noite desta segunda(26) nas dependências do Grupo Uninter, gentilmente cedido pela direção.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Daqui a pouco, seminário

Dentro da concepção de um partido dinâmico, o PDT estará discutindo daqui a pouco sobre as áreas de risco aqui em Joinville. A idéia é não esperar o problema acontecer para depois agir. E vivenciei de perto essa situação nas enchentes do ano passado. Vejo que a Defesa Civil já está melhor aparelhada, mas ainda há muito por fazer.

Mate, sol, PDT e festa


Foi gostoso participar da mateada realizada pelo nosso PDT em Pirabeiraba. Sábado com belíssimo sol e temperatura amena. Na foto um momento de descontração e partilha da mate com Maria Cadorim, vereador James Schroeder (D) e Anselmo Cadorim (E).

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Vamos matear

Amigos de Joinville. A previsão do tempo para este sábado é de sol, com as chuvas, para variar, retornando no domingo. Vamos aproveitar a manhã para um encontro festivo em Pirabeiraba, na praça Caetano Évora. A partir das 9 horas . O cardápio é mateada, mas nada impede que levem para roda um bom café e até uma pinguinha do Moppi. Nós do PDT queremos mostrar que política coisa séria, mas que pode ser praticada com muita alegria e descontração.

sábado, 3 de outubro de 2009

Vitória e desafio

O Rio de Janeiro sediará as Olimpíadas de 2016. Foi uma vitória maiúscula que insere o Brasil entre as grandes nações, Merece festa ,mas dela também sai a grande tarefa governamental em favor da grande bandeira minha e do PDT: Educação. Os maiores medalhistas da história dos jogos são os Estados Unidos e a antiga União Sociética. A visão destes países tinha o esporte como parte da educação. Aquela que qualifica o aluno tanto cademicamente quanto em caráter. Constrói pessoas verdadeiramente preparadas para aceitar e superar desafios. Minha vibração maior foi por ver nascer, da necessidade de formar quadros esportivos, um novo amanhecer para a educação no Brasil.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Conversas com Ciro

Foi agradável a conversa com Ciro Gomes. Pena que problemas com os vôos não permitiram a presença do Manoel Dias. Ciro também lamentou. Tem grande apreço pelo Maneca que coordenou em Santa Catarina sua campanha à presidência da República em 2002. O encontro foi uma troca de informações. O advogado que nasceu na paulista Pindamonhangaba em 1957 e fez carreira política no Ceará onde foi governador é um personagem singular. É um homem culto e, polêmicas à parte, bastante convincente. Estava interessado no quadro político catarinense. Seus detalhes e peculiaridades. Forças e fraquezas dos atores e partidos que se enfrentarão na disputa eleitoral do ano que vem. Não tratamos de uma eventual coligação. A ausência do Maneca e das lideranças nacionais do PDT esvaziaram essa possibilidade.
Já estou de volta a Joinville. Foi uma semana puxada. Na segunda-feira fui a Porto Alegre para compromissos profissionais. Nosso escritório representa o município de Osório numa ação que discute o pagamento de royalties do petróleo. A causa nos foi favorável. Hoje tenho compromissos aqui em Joinville e ainda hoje volto a estrada por conta de outros compromissos. Dessa vez a família vai junto.